Opinião - Declaração de repúdio ao atentado contra Élio Neves

Simão Pedro*
25/08/2009 19:16

Compartilhar:


Quero aqui declarar meu repúdio ao atentado praticado contra Élio Neves, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT).

O crime ocorreu na tarde do último domingo, dia 23/8, em uma chácara em Araraquara, interior de São Paulo. Segundo testemunhas, dois homens encapuzados invadiram o local em uma moto. O carona atirou na nuca de Élio Neves. Os dois conseguiram fugir. O sindicalista está internado em estado grave.

O atentado é uma barbárie que não pode ficar impune. É necessária uma rigorosa investigação para que os criminosos que se escondem por trás deste odioso crime sejam identificados e punidos de forma exemplar pela Justiça.

Graças ao sindicalista, os boias-frias se transformaram em trabalhadores rurais. Élio Neves sempre defendeu o movimento, e seu esforço foi decisivo em momentos cruciais, como a liderança da famosa greve de Guariba, considerada a primeira paralisação no campo por melhores condições de trabalho e remuneração desde o início da ditadura militar, e a intermediação na construção do Pacto Nacional para o Setor Sucroalcooleiro, que viabiliza ações para o aperfeiçoamento das condições de trabalho no cultivo manual da cana de açúcar, valorizando boas práticas no setor.

A trajetória de Élio Neves em defesa da civilização nas relações no campo é irretocável, e a continuidade do seu trabalho, vital. Toda a sorte em sua recuperação.





*O deputado estadual Simão Pedro (PT) é coordenador da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária da Assembleia Legislativa e membro da Frente Parlamentar Latino- Americana contra a Fome da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

alesp