Assembléia realiza ato ecumênico pela paz

(Com fotos)
10/10/2001 20:28

Compartilhar:


Da redação

Por iniciativa do deputado Roberto Gouveia (PT), realizou-se nesta quarta-feira, 10/10, na Assembléia Legislativa, um encontro ecumênico em favor da paz, que debateu os possíveis desdobramentos da Guerra do Afeganistão. O evento reuniu representantes de cerca de 10 entidades do Estado de São Paulo, inclusive o sheikh Muhammad Ragip, da Ordem Sufi Halveti Jerrahi. "Embora sejamos contrários aos atos covardes, violentos e bestiais do terrorismo, não podemos deixar de nos preocupar com a guerra desencadeada por americanos e ingleses contra um país praticamente arrasado", disse Gouveia. "É urgente que a Assembléia assuma um posicionamento a favor do diálogo, da diplomacia e de uma solução política para o conflito."

O evento foi aberto pelo presidente da Assembléia, Walter Feldman, e contou com a participação do primeiro secretário da Mesa, deputado Hamilton Pereira (PT), e do secretário municipal da Saúde, Eduardo Jorge. Para Hamilton Pereira, "não é possível que o Brasil entre nessa discussão sem propostas concretas que possam contribuir para uma solução pacífica e evitem uma visão puramente maniqueísta da questão".

Eduardo Jorge defendeu a constituição de um comitê encarregado de difundir idéias que consolidem o posicionamento da opinião pública brasileira, "reconhecidamente contrária à guerra". Segundo ele, "é fundamental que se crie um núcleo de homens e mulheres livres capazes de demonstrar a existência de um outro caminho".

alesp