A pintura de Augusto Higa reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica.Com efeito, o artista pesquisa nos confins do irracional sobre a realidade que o cerca. Com toda sua carga de vida estabelece uma dura luta contra o condicionamento e contra qualquer tipo de submissão.O seu processo criativo e a realidade de toda a forma vital abrem espaços indefinidos sobre os quais impõe uma nova visão da matéria numa realidade que não pertence mais ao mundo sensorial.A fantasia de Augusto Higa possui contrapontos informais, descargas de traços fortes e até mesmo chamas luminosas que se fundem no perfil psicológico social do ser humano, seja ele, superado, imaginário ou vivo. Trata-se de uma missão benéfica, mais ou menos fenomênica que, incisivamente, reproduz o ritmo de um produto humano solitário.A pincelada larga e o traço robusto de sua espátula conduzem a massa cromática, sóbria, mas reavivada aqui e acolá por jatos fortes e brilhantes, a justas relações luminosas e cromáticas.Como se pode verificar através das obras Pausa e Afeto, realizadas em acrílico sobre tela e doadas ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, sob sua cor existe um desenho robusto e sensível, que sustenta o todo onde um certo sabor expressionista e o equilíbrio da composição alcançam um feliz resultado. Sua pintura é séria, longe de todo e qualquer excesso, mantida sob severo controle numa manifestação evidentemente sincera de um espírito apaixonado e profundamente humano.O artistaAugusto Taishin Higa nasceu em São Paulo em 1934. Cursou artes plásticas (1956 a 1964) e modelo vivo (1958 a 1967) na Associação Paulista de Belas Artes; artes plásticas e história da arte na Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (1964 a 1968); propaganda e comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing; crítica e análise na Galeria Mali Vilas Boas e Espaço Contemporâneo com Antônio Peticov.Participou de inúmeras exposições, destacando-se entre elas: Museu de Arte - RJ (1958); Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (1959); Salão de arte contemporânea - SP (1960); Salão Almeida Júnior (1962); Salão de artes plásticas Piragibe Nogueira ¨S.P.F.C¨; 18º Salão de artes plásticas de Rio Claro (1999); 1º Salão de Agulhas Negras; 1º Salão Panathlon, no E.C Espéria (2000); 52º Salão Paulista de Belas Artes; 1º Salão de Pintura Figurativa Contemporânea da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; 30º Salão de Arte Contemporânea Bunkyo; Galeria Mali Villas Boas (2001); Espaço Cultural dos Artistas Plásticos dos Omáguas (2000-2002); ¨ Universo Feminino ¨ na Universidade Sto Amaro (2002); 3º Salão de Pintura figurativa Bunkyo.