Deputada quer incentivar a participação de estudantes da Baixada e Vale do Ribeira no Parlamento Jovem


05/08/2005 10:02

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Empenhada em ampliar a participação de alunos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira no Parlamento Jovem Paulista, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) vai enviar para 250 escolas de ensino médio, das redes pública e particular, o manual do candidato, com as orientações sobre objetivos, inscrições, processo seletivo e demais detalhes.

A deputada explica que o Parlamento Jovem tem como ponto alto uma sessão especial da Assembléia Legislativa, durante a qual os deputados estaduais cedem seus lugares para jovens estudantes. Os jovens dirigem os trabalhos, apresentam projetos de lei e debatem temas de interesse. Tudo acontece no Plenário Juscelino Kubitschek, mesmo local onde são realizadas as sessões do Parlamento paulista. As atividades são desenvolvidas com a assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar.

"Todos os anos, temos tido a satisfação de contar com a participação de alunos da Baixada Santista. Quero incentivar que se engajem ainda mais. No processo de definição dos deputados mirins, há sempre grande envolvimento dos estudantes e discussões muito ricas. É um exercício de cidadania como poucos", comenta a deputada.

Este ano, o Parlamento Jovem está reservado a estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares, que podem se candidatar a uma das 94 cadeiras do Parlamento. "Ano passado, a participação foi de alunos do ensino fundamental. O resultado foi brilhante, tanto que selecionei e encaminhei ao governador Geraldo Alckmin 32 projetos de autoria dos alunos", informa Prandi.

Uma das exigências impostas aos pretendentes é a "filiação" a um "partido político". Só que estes partidos são temáticos, ou seja, os temas ou assuntos preferidos dos estudantes é que constituem os partidos. São 12 as opções: Agricultura, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Natureza, Saúde e Segurança Pública.

"O candidato deve elaborar um projeto de lei sobre o tema escolhido. Na Assembléia, uma Comissão especial examinará os trabalhos e selecionará os melhores 94 do Estado. Os autores tornam-se, então, deputados, com direito a diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem, simulação de eleição em painel eletrônico, entre outros encaminhamentos", acrescenta a deputada. São dois dias de atividades. A sessão especial plenária é transmitida pela TV Assembléia e os projetos são publicados no Diário Oficial do Estado.

"É uma oportunidade ímpar de conhecer os bastidores, o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo", destaca Maria Lúcia. Ela lembra, ainda, que o Parlamento Jovem insere os estudantes na discussão de problemas sociais e na busca de soluções.

Prazos

As inscrições, com a entrega dos projetos de lei, devem ser feitas de 19 a 23 de setembro. Os escolhidos para serem deputados serão conhecidos no dia 20 de outubro. No dia 17 de novembro, os estudantes vão conhecer o funcionamento da Assembléia Legislativa e, no dia 18, ocorre a aguardada sessão plenária do Parlamento Jovem Paulista.

Outras informações podem ser obtidas no site da Assembléia Legislativa, ícone Parlamento Jovem.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp