Deputado quer incentivo para projeto primeiro emprego de Bauru


30/05/2005 11:18

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) solicitou ao secretário estadual da Fazenda, Eduardo Guardiã, a doação equipamentos de informática para aprimorar o Projeto Primeiro Emprego, mantido pela Loja Maçônica Arquitetos de Ormuzd, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes) do município de Bauru.

Na relação encaminhada ao Executivo, Pedro Tobias pediu os seguintes equipamentos de informática: 20 computadores Pentium, 20 monitores, 20 teclados, 20 Not Break, 10 estabilizadores de voltagem, 10 mesas para micro, duas impressoras e três aparelhos de ar condicionado com capacidade total para área de 70 mil BTUs.

A parceria estabelece que o Senai ateste os diplomas, a Sebes ceda o local, um assistente social, uma psicóloga e estagiários em informática. Já a Loja Maçônica Arquitetos de Ormuzd participa com os equipamentos de informática, instalações e suas manutenções.

De acordo com o coordenador do Projeto Primeiro Emprego em Bauru, João Reynaldo Ribeiro, que pediu a intercessão do deputado Pedro Tobias junto à Secretaria de Estado da Fazenda, os equipamentos atuais disponíveis estão totalmente ultrapassados, na maioria, micros 486. "Encontramos sérias dificuldades para reposição de peças, bem como os aplicativos essenciais para capacitação profissional dos alunos do curso de informática", explica Ribeiro.

Desenvolvido há aproximadamente cinco anos, o Projeto Primeiro Emprego já atendeu neste período 494 menores de famílias carentes que recebem até um salário mínimo por mês. Pelos menos 40% entraram no mercado de trabalho, segundo o coordenador do programa. Para este ano, cerca de 200 menores deverão ser atendidos.

O Programa Educação Profissional para o Primeiro Emprego prepara jovens de 15 a 17 anos de idade para a busca do primeiro emprego. Para isso, os participantes são treinados por meio da abordagem de vários temas que os auxiliam na procura da colocação no mercado de trabalho. O conteúdo inclui : mercado de trabalho para o jovem; comportamento durante o processo de seleção profissional e desenvolvimento das habilidades humanas para o primeiro emprego. Temas como educação sexual, drogadição e habilidades de gestão também são desenvolvidos com os alunos. Os jovens participam de um curso de informática, onde aprendem o básico de digitação e programas como o MS-DOS, Windows 95, Word 97, Excel 97 e Access 97, que devem garantir. maior acesso às oportunidades de emprego.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp