Centro de Ressocialização será construído em Votorantim


18/06/2003 18:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

Votorantim deverá dispor, a médio prazo, de um Centro de Ressocialização (CR) destinado a abrigar, em ambientes distintos, presas condenadas e provisórias. A obra - com capacidade para 250 mulheres e custo estimado em R$ 3 milhões - deverá ser construída pelo Estado em área a ser oferecida pela Prefeitura. Essa foi a principal deliberação da audiência do deputado José Caldini Crespo (PFL) e 2.º secretário da Assembléia Legislativa com o secretário da Administração Penitenciária do Estado, Nagashi Furukawa, ocorrida na semana passada.

Além do deputado Crespo e do secretário Furukawa, participaram da reunião o prefeito de Votorantim, Jair Cassola, e vereadores daquela cidade. De acordo com o deputado, como ainda não há previsão para o início dessa obra, o secretário Furukawa solicitou que lhe fosse encaminhada uma relação com os nomes das presas mais problemáticas que se encontram na Cadeia Feminina de Votorantim, para que sejam estudadas transferências para outras unidades.

Conforme disse o deputado Crespo, Furukawa foi claro ao afirmar que neste momento a maior preocupação da Secretaria está relacionada com a população carcerária masculina, que tem crescido numa proporção superior à capacidade do Estado de criar novas vagas no sistema. O secretário revelou que somente neste ano essa população aumentou em mais 8.800 homens. Isso teria ocorrido, entre outros motivos, em razão de fatores como a ida para as ruas dos policiais que patrulhavam muralhas, o que gerou o aumento de quatro mil policiais militares nas ruas.

"A curto prazo, a prioridade da Secretaria é criar vagas para abrigar presos homens", afirmou ele.

Diferencial de Votorantim

Para o secretário Nagashi Furukawa, o compromisso do prefeito Cassola em disponibilizar uma área para a construção de um centro de Ressocialização vai funcionar como um diferencial a favor do município. A construção do CR em Votorantim será priorizada, tão logo outros recursos sejam alocados pelo governo do Estado. "Votorantim é prioridade a médio prazo", definiu o secretário. Segundo o deputado Crespo, Furukawa assumiu o compromisso de, com o CR pronto e as presas realojadas, não colocar nenhum preso homem no prédio onde hoje funciona a Cadeia Feminina. "Aquele prédio deverá voltar a funcionar apenas como delegacia de polícia. Já o Centro de Ressocialização vai ser construído de modo a permitir o funcionamento de dois ambientes, um para presas já sentenciadas, e outro para as que ainda aguardam julgamento", concluiu.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp