Em favor da citricultura


06/08/2009 18:36

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) fez um apelo em favor do produtor rural do Estado, em especial aos pequenos agricultores da citricultura. Em discurso nesta quinta-feira, 6/8, na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que os agricultores estão perdendo as suas propriedades. Os motivos são os custos de produção que superam o preço da laranja paga pelas indústrias processadoras de suco.

Segundo o deputado, o preço do produto cai ano após ano. Atualmente, as indústrias pagam em média R$ 3,00 pela caixa de laranja, enquanto o produtor tem que arcar com os custos dos fertilizantes, colheita e frete.

Davi Zaia afirmou que apesar dos esforços do secretário estadual da Agricultura, João Sampaio, com o combate ao cancro cítrico e a criação de um seguro para o greening (doença que afeta as folhas da laranjeira e outras plantas cítricas), é necessária uma atenção especial com a agricultura, em geral, e com a citricultura, em particular.

O deputado cobrou mais empenho do governo federal, pelas dificuldades que o setor vem enfrentando e pela importância da agricultura para a pauta de exportação nacional. "O superávit da pauta de exportações depende da agricultura. É preciso defender e apoiar o produtor rural", afirmou.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp