São Paulo é o primeiro Estado a instituir o dia do combate à fome


18/08/2000 15:06

Compartilhar:


Foi promulgada pelo governador Mário Covas a lei que institui o dia 9 de agosto como o Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. São Paulo é o primeiro Estado brasileiro a aderir à iniciativa, que faz parte de uma ação nacional organizada por entidades da sociedade civil.

"A escolha do dia 9 é uma homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, que faleceu nessa data há três anos e que coordenou, em 1992, uma das maiores mobilizações da sociedade brasileira em favor das populações excluídas, a Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida", explica o deputado Roberto Engler, líder do PSDB na Assembléia Legislativa.

O movimento iniciado por Betinho hoje é apoiado e levado adiante por entidades como CNBB, Conic, Ibase, COEP - Rede Nacional de Mobilização Social, Fórum de Segurança Alimentar e outras. Estas organizações se uniram e entregaram um abaixo-assinado solicitando ao Senado e à Câmara dos Deputados o reconhecimento legal do dia 9 de agosto como Dia Nacional de Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. Também faz parte da estratégia das entidades o reconhecimento da data em cada Estado.

Em São Paulo, o COEP buscou o apoio de Engler, para que fosse apresentado na Casa projeto de lei criando, em âmbito estadual, o Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida. O deputado apresentou a proposta, imediatamente aceita por todos os parlamentares, e foi transformada em lei pelo governador Mário Covas. "É uma honra ser o autor desse projeto, ser parceiro do COEP e, principalmente, saber que uma decisão tomada em São Paulo pode servir de exemplo para todo o país", afirmou Engler.

Moção. Além de apresentar o projeto de lei que institui o Dia da Mobilização no Combate à Fome e pela Vida, o deputado elaborou uma moção de apelo aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. A moção reforça o abaixo-assinado das entidades e pede que sejam tomadas providências no sentido do reconhecimento legal do dia 9 de agosto como o Dia Nacional de Mobilização no Combate à Fome e pela Vida.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Roberto Engler - 3886-6625/6647)

alesp