Apresentados Projetos para diagnóstico e tratamento da hepatite C


16/12/2002 19:36

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Na última quinzena em que podiam regimentalmente apresentar projetos os deputados escolheram temas como a criação do Programa de Diagnóstico, Controle e Tratamento da Hepatite C, do deputado Roque Barbieri (PTB), e a fixação em maio da Semana do Diagnóstico da Hepatite C, contando com exames, grupos de controle entre os portadores de doença e encaminhamento para tratamento. Também na área de saúde, através do PL 713/02, o deputado propôs o atendimento odontológico a crianças e adolescentes em escolas públicas.

Mais segurança

Proporcionar mais segurança a quem trabalhe com vigilância particular foi a preocupação do deputado Geraldo Vinholi (PDT), que apresentou o PL 699/02, sobre a obrigatoriedade do uso de colete à prova de balas por profissionais no desempenho de atividades de vigilância particular, e do deputado Pedro Mori (PSB), que atendendo a reclamos manifestados pelos detetives particulares elaborou projeto sobre o registro, disciplina e fiscalização das pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços profissionais de investigação particular (PL 721/02).

Pensando na Educação e no social

O tema Educação não poderia ser preterido por parlamentares que propuseram a desvinculação das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, transformando-as em Centro Universitário, sugestão do deputado José Caldini Crespo (PFL) no PL 706/02, e a inclusão da disciplina de Educação Física em todas as séries da rede estadual de ensino, idealizada pelo deputado Marquinho Tortorello (PPS), no PL 617/02.

No âmbito de assistência social e afim de melhorar a qualidade de vida das pessoas carentes, a deputada Célia Leão (PSDB) institui o Programa da Força Voluntária, destinado a incentivar o trabalho voluntário nos órgãos públicos e nas instituições privadas. com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos, de assistência social e de saúde, sem fins lucrativos (PL 718/02).

Terceira Idade

Um dos segmentos que tem sido lembrado com certa freqüência pelos deputados é a terceira idade.

Nesse sentido, projeto do deputado Ary Fossen (PSDB) obriga a contratação de, no mínimo, 5% de empregados com mais de 45 anos de idade pelas empresas públicas com mais de cinqüenta funcionários (PL 722/02).

No Projeto de Resolução 16/02, apresentado pelo deputado Campos Machado (PTB), fica destinada, no Palácio 9 de Julho, uma sala para o atendimento aos cidadãos de terceira idade, com o intuito de valorização, desenvolvimento, atendimento social diferenciado, fornecimento de dados sobre lazer e orientação à pessoa idosa.

E a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) propõe a criação do Parlamento da Terceira Idade, com a finalidade de permitir ao cidadão com idade superior a 60 anos participar, por um dia, do Parlamento paulista (Projeto de Resolução 17/02).

alesp