Secretário de Juventude participa de debate sobre políticas públicas para adolescentes

(com fotos)
21/03/2002 22:29

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A convite da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, o secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado, Gabriel Chalita, participou na tarde desta quinta-feira, 21/3, de um debate sobre Políticas Públicas para a Juventude. Ao iniciar os trabalhos, o presidente da comissão, Renato Simões (PT), lembrou que a secretaria foi criada em outubro passado sob a responsabilidade de desenvolver atividades que dirimissem as constantes rebeliões da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), ocorridas, principalmente, nas unidades de Tatuapé e Imigrantes, esta última desativada após uma rebelião que destruiu suas instalações.

"Ao criar a Secretaria de Juventude, a idéia era trabalhar em conjunto com as secretarias de Estado que tivessem projetos relacionados ao jovem", disse o secretário Chalita, que uma vez por semana visita uma das 56 unidades da Febem em todo o Estado. Segundo dados apresentados pelo secretário, "que mudam mês a mês", 80% dos jovens foram encaminhados à Febem por furto e roubo; 6,7% por homicídio doloso; 4% por tráfico de drogas; e 1% por estupro.

O secretário acredita que a presença das famílias dos internos é de fundamental importância para a sua recuperação, bem como a aplicação de cursos profissionalizantes e a participação em grupos de teatro ou música e a prática de esportes. Para o secretário, a falta de investimentos de governos passados "desviou" o caminho de muitos jovens.

Descentralização

"Acreditamos que a descentralização da Fundação do Bem-Estar do Menor é o melhor para todos. Sabemos que muitos prefeitos de municípios do interior são contra a construção de unidades da Febem, mas, só no mês passado, quatro prefeitos pediram a instalação da Fundação em suas cidades. Isso mostra maturidade política." O secretário informou que as novas unidades têm capacidade para abrigar 96 jovens, dos quais 48 são internos, e afirmou que o clima de tensão que havia nas unidades da Febem não existe mais. "Há 20 dias estive na unidade Tatuapé e pude verificar que há companheirismo entre os internos e os monitores."

Parcerias

Chalita falou com entusiasmo sobre os programas que sua secretaria vem implementando com a parceria de empresas e entidades privadas, como a Fundação Ayrton Senna, o Banco Santander-Banespa, o grupo Pão de Açúcar, o Colégio Pentágono, os clubes Paineiras do Morumby, Hebraica, Paulistana, Pinheiros e outros. "Através dessas parcerias, desenvolvemos os programas Quadras da Juventude, Clube Cidadão, Berimbau, a realização de jogos universitários e da paraolimpíadas, a ser realizada em agosto deste ano." Segundo o secretário, todos os programas estão em andamento e beneficiam adolescentes da Capital e do Interior.

O deputado Donisete Braga (PT) pediu a regulamentação da Lei 10.959/2001, que institui o Programa Jovem Universitário - Educação com Trabalho, criada através de projeto de lei de sua autoria, "que prevê que empresas públicas e privadas ofereçam vagas de estágios e se comprometam a financiar os estudos em nível superior de seus estagiários". O programa beneficia jovens de 17 a 30 anos que tenham concluído o ensino médio. José Carlos Stangarlini defendeu a liberdade assistida dos jovens encaminhados à Febem, "que já é uma realidade para mais de 13 mil jovens", disse Chalita que também informou que a reincidência na Fundação caiu de 23% em 2000 para 11% em 2001. O presidente da comissão sugeriu a criação do Fundo e do Conselho Estadual da Juventude para a capacitação de recursos e afirmou que os megacomplexos da Febem, "do ponto de vista para a recuperação dos jovens" era um abuso.

alesp