Fórum oferece panorâmica do turismo paulista

(com foto)
20/03/2002 20:25

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada Maria do Carmo Piunti (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar Pró-Turismo Paulista, realizou, nesta quarta-feira, 20/3, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o Fórum de Debates "Pensando o Turismo Paulista". Os temas apresentados abordaram assuntos como Profissional de Turismo e Tendências do Mercado, Serviços de Hospedagem e de Alimentação, Agências e Transportes, Eventos e Feiras, Cultura, Meio Ambiente e Planejamento.

A Frente Parlamentar, criada em 2001, objetiva a organização de debates e apresentação de propostas relacionadas ao setor, consolidando-o por meio de legislação que conta com o apoio dos 43 parlamentares que compõem a Frente.

Na abertura, o presidente da Assembléia, Walter Feldman, salientou a importância da participação acadêmica em atividades que possam mostrar a todos o melhor do turismo brasileiro. "O Brasil tem uma personalidade turística incomparável", afirmou o presidente.

Ruy Martins Altenfelder, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e de Turismo do Estado de São Paulo, observou que a data era significativa: "Quando se fala do Dia do Turismo Paulista lembramos que devemos a situação atual do setor aos deputados de legislaturas anteriores que, por meio de iniciativas como a da Deputada Maria do Carmo Piunti, viram a importância econômica do turismo".

O diretor da Embratur, Sérgio Belleza, concordou com Altenfelder e observou que o Brasil, nos últimos cinco anos, elevou o turismo à categoria de poderoso setor econômico, igualando-se aos principais países do mundo em investimento e organização.

Chefe de cozinha, jornalista e escritor, Sílvio Lancellotti, na palestra Serviços de Alimentação, mostrou-se indignado com a pouca importância dispensada no Brasil à cozinha local. "Neste país não existe a menor preocupação com a gastronomia. Esquecemos que a primeira ocupação cultural do homem foi com o ato de cozinhar. A cozinha amazonense, única cozinha representante das origens brasileiras, está se perdendo, vítima de um processo que atingiu países como a França, que, nos anos sessenta, foi obrigada a rever sua cozinha de forma a manter o fluxo de turistas interessados na gastronomia nacional."

Outro destaque foi a palestra de Alain Baldacci, presidente da Organização Mundial de Parques Temáticos. Segundo ele, os empreendimentos desse tipo atendem ao lazer das populações residentes e turistas, voltando-se a todas as faixas etárias, primando pela segurança e funcionalidade.

Cláudio Damasceno, representando o secretário de Cultura do Estado, Marcos Mendonça, abordou a recuperação do patrimônio histórico e artístico de São Paulo: "O valor econômico da cultura foi resgatado porque ela passou a ser vista como investimento e não como gasto. Dessa forma, voltamo-nos para o resgate do patrimônio histórico, atraindo o turista interno. Com o fomento da cultura, provou-se seu poder multiplicador, com participação na inclusão social. No caso de São Paulo, é exemplo a recuperação, o restauro e a nova função dada à Estação Júlio Prestes, que é hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica, um espaço democrático que recebe todas as classes sociais."

Mário Beni, da Universidade de São Paulo, encerrou o evento discorrendo sobre as Políticas Públicas de Turismo.

alesp