"Para termos igualdade racial é preciso iniciativas concretas", diz 1º secretário


21/11/2003 16:22

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Emidio de Souza

Ao recepcionar os participantes da passeata que marcou o Dia da Consciência Negra na cidade de São Paulo, no início da noite de quinta-feira última, 20/11, no Auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa, o primeiro-secretário da Casa, deputado Emidio de Souza (PT), disse que "para realizarmos o desejo de viver num país com igualdade racial é preciso iniciativas concretas, como a do presidente Lula".

O deputado petista se referia aos três decretos assinados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia em comemoração ao Dia da Consciência Negra, em União dos Palmares, Alagoas. Após falar na Serra da Barriga, local do Quilombo dos Palmares, destruído por forças imperiais em 1694, o presidente assinou decretos que regularizam a questão fundiária dos quilombos no Brasil, criam o Conselho Nacional de Igualdade Racial e instituem a Política de Igualdade Racial.

"No dia de hoje (quinta-feira), marcado por comemorações em todo o Brasil, lembro que o presidente da República assinou, na terra do quilombo e de Zumbi dos Palmares, três decretos com vistas à igualdade racial. São iniciativas importantes que revelam nosso desejo de ter uma sociedade com democracia racial", completou Emidio de Souza.

Centro Milton Santos

Ainda sobre iniciativas com a mesma finalidade, o primeiro-secretário corroborou o anúncio da criação do Centro de Estudos Professor Milton Santos, feito momentos antes pelo presidente da Assembléia Legislativa paulista, deputado Sidney Beraldo (PSDB). "O ato que cria o Centro de Estudos será publicado no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira. É uma iniciativa da Mesa Diretora ancorada em manifestação e no apoio de todos os deputados que militam na questão da igualdade racial".

Vinculado ao Instituto do Legislativo Paulista (ILP), o Centro foi criado "com vistas a promover a reflexão, difusão e desenvolvimento de idéias relativas ao respeito pela diversidade e a necessidade de buscar bases comuns entre as civilizações e no seio das civilizações". Essas iniciativas visam "enfrentar os desafios comuns à humanidade, que ameaçam os valores partilhados, os direitos humanos universais e a luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância correlata, através da cooperação, da parceria e da inclusão", conforme o artigo 1º do Ato que cria o Centro de Estudos.

Para desenvolver suas atividades, o Centro de Estudos buscará firmar parcerias com a sociedade civil, por meio do ILP, em especial com o Grupo de Funcionários Negros da Assembléia Legislativa, com o Poder Executivo, em especial com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, e com as universidades.

O homenageado

Milton Santos, homenageado com o nome do Centro de Estudos sobre a integração étnica e racial da Assembléia, foi escritor e professor de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Nasceu em 3 de maio de 1926, em Brotas de Macaúbas, cidade localizada na Chapada Diamantina, Bahia, e faleceu em 24 de julho de 2001, em São Paulo. Conhecido internacionalmente pelo seu trabalho, o professor Milton Santos recebeu várias homenagens, entre elas a de "Dr. Honoris Causa" em universidades brasileiras, latino-americanas e européias.

alesp