Educação x exclusão social

Opinião " Haifa Madi*
02/04/2007 11:05

Compartilhar:


Diversos fatores contribuíram para o aparecimento de índices de desigualdade e exclusão no Brasil. Mas, sem dúvida, a educação de má qualidade " ou mesmo a ausência da educação " é um dos elementos fundamentais desse triste quadro.

Com o distanciamento entre o indivíduo e a instituição escolar, o desemprego estrutural torna o trabalhador pouco qualificado um ser marginalizado, alienado e excluído da participação socioeconômica e política. Crescem os subempregos, a informalidade e a exploração dos trabalhadores, que são obrigados a atuar em condições subumanas, sem seus direitos garantidos e sem salário digno.

Qualquer iniciativa para combater o desemprego em massa que enfrentamos no país passa pela requalificação profissional e, na maioria das vezes, pede também o acesso à educação gratuita de qualidade para jovens e adultos que não puderam concluir o ensino fundamental ou médio na idade correta por motivos diversos.

Temos que avaliar o papel da educação no cenário da exclusão e da desigualdade social, pois não basta garantir uma renda mínima ou aumentar a renda, uma vez que, como afirma o educador Paulo Freire, o analfabeto pode ser "educado" ou alfabetizado, no sentido amplo da palavra, aprendendo a refletir sobre sua própria realidade, o que iria contribuir para a libertação em detrimento da opressão social. Somente tendo acesso à informação o cidadão saberá reivindicar os seus direitos.

A educação é expressão do processo da democracia, por isso devemos indagar por qual motivo, em um país que se diz democrático, a grande parte da população nem sequer conclui o ensino fundamental.

Infelizmente, sabemos que muitos políticos não têm esse interesse porque um cidadão alfabetizado incomoda seus governantes, pois pensa, reflete acerca do que acontece consigo e com sua comunidade, porque não teme o novo nem dizer não à opressão.

Tenho certeza de que somente conhecendo o espaço onde produzimos, moramos, consumimos e vivemos é que podemos alterar a nossa realidade social. Onde encontramos pobreza, pessoas analfabetas, sem moradia, desempregadas, passando fome e sem acesso ao atendimento médico não há cidadania. Assim, a única certeza que podemos ter é que a política não está funcionando. E para corrigirmos essa situação são necessários anos de trabalho e empenho de todos, firmando um compromisso com a educação e capacitação da população e com o futuro da nossa cidade, do nosso Estado e do país. Não há mágica que resolva de imediato anos de estagnação.

Não resta dúvida de que a educação é um dos pilares para acabar com a exclusão social do país, mas é certeza que ao seu lado precisamos ter um planejamento voltado para o crescimento do país e a geração de empregos, o bom funcionamento da democracia e desempenho ágil da Justiça.

Haifa Madi é deputada estadual e coordenadora do litoral do PDT

haifamadi@al.sp.gov.br

alesp