Assembleia lança livro sobre parlamentares nikkeis


05/03/2009 21:17

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ACERVOHISTORICONIKEISCORTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como parte da celebração dos cem anos da imigração japonesa para o Brasil, a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa, lança no dia 10/3, às 20 h, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, o livro "Os nikkeis na Assembleia de São Paulo". A obra aborda a chegada dos japoneses e sua integração na sociedade brasileira a partir da documentação primária do Legislativo paulista.

Em seu primeiro capítulo, é destacado que a chegada dos japoneses ao Brasil foi adiada devido à grande disponibilidade de imigrantes europeus. Com a queda da oferta de trabalhadores na Europa, no começo do século XX, teve início a imigração japonesa com a chegada do navio Kassato-Maru, em 1908.

Já na década de 1920, deputados e senadores do Congresso Legislativo de São Paulo avaliavam os resultados da imigração japonesa e foram unânimes em destacar que os japoneses eram trabalhadores, disciplinados e ordeiros. No entanto havia uma grande ressalva: não se submetiam à condição de assalariados nos grandes latifúndios por muito tempo. Logo buscavam arrendar ou adquirir terras.

Na década seguinte, houve o aprofundamento da integração dos japoneses na sociedade paulista, com famílias investindo suas economias na construção de escolas para seus filhos; a realização da primeira missão econômica brasileira no Japão e o início da interação entre as autoridades japonesas e a Assembleia de São Paulo.

Essa crescente integração levou, em 1951, à eleição de Yukishigue Tamura, o primeiro parlamentar japonês do Legislativo paulista. A ele, seguiram-se, até o final de 2008, outros 21 deputados nikkeis: três japoneses naturalizados, dezoito nisseis e um issei.

O estudo do mandato desses parlamentares foi o objeto do segundo capítulo do livro. Ao lado dos dados biográficos foram destacadas as proposições apresentadas e os discursos realizados " mais de 8 mil. Esses dados foram apresentados no contexto político e/ou econômico de cada época.

A produção parlamentar dos 22 deputados na Assembleia reflete a história dos japoneses no Brasil. Até a década de 1970, notam-se estreitas vinculações entre os parlamentares e a colônia. A partir de então, essa vinculação começa a se diluir: alguns parlamentares nikkeis passaram a ser eleitos com votos que não eram majoritariamente da comunidade japonesa.

Essa mudança reflete a integração da colônia na sociedade paulista e brasileira; sem perder sua identidade, os japoneses ocuparam crescentemente uma multiplicidade de lugares sociais, e passaram, assim, a buscar não apenas entre integrantes da colônia sua representação política.

O livro, ilustrado com 250 imagens de documentos e fotos do acervo do Parlamento, foi um trabalho coletivo, organizado pelo Acervo Histórico da Alesp, com a colaboração de diversos setores da Assembleia.

alesp