Dirigentes internacionais da B''nai B''rith visitam a Assembléia


15/10/2001 18:00

Compartilhar:


Organização beneficente e cultural judaica vai homenagear presidente da República

DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa de São Paulo recebeu nesta segunda-feira, 15/10, a visita de uma comitiva de dirigentes da organização beneficente e cultural judaica B''nai B''rith. Liderado pelo presidente internacional da entidade, Richard Heideman, pelo vice-presidente Isaac Zviklich e pela presidente da B''nai B''rith no Brasil, Edda Bergman, o grupo foi recebido pelo presidente da Casa, Walter Feldman, com quem tratou de temas relacionados à luta pela consolidação dos direitos humanos e da ordem democrática.

Durante a visita, Walter Feldman lembrou o trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembléia e destacou o apoio dado pela B''nai B''rith ao trabalho do Legislativo paulista nesse campo. "Este encontro, mais do que protocolar, tem um caráter estratégico", afirmou o presidente da Assembléia. "O diálogo entre os parlamentares de São Paulo e essa organização representa o crescimento de um processo de integração internacional que tem o ser humano como centro e principal motivação".

Richard Heideman e Isaac Zviklich estão no Brasil para entregar ao presidente da República a comenda "Ao Estadista Internacional", em cerimônia prevista para a próxima quarta-feira, 17/10, em Brasília. Com a outorga desse prêmio, a B''nai B''rith pretende reconhecer os esforços de figuras políticas de todo o mundo em favor de seus povos. Segundo o presidente internacional da instituição, Fernando Henrique Cardoso receberá a homenagem "por ter consolidado o regime democrático no país". Para Heideman, "o Brasil tem um papel importante no cenário econômico e geopolítico mundial, por isso pode prestar uma grande ajuda na construção da paz mundial".

A B''nai B''rith foi fundada em 1843, em Nova Iorque, com a finalidade de proteger os judeus de todo o mundo. Com sede em Washington, a organização está presente em 58 países, tem assento na Organização das Nações Unidas e, atualmente, se destaca pela luta contra a discriminação, o preconceito e o racismo. Está no Brasil há 70 anos, com atuação importante nos campos da solidariedade, da cidadania e dos direitos humanos.

alesp