Líder do PT propõe audiência entre Embraer e funcionários


01/10/2001 18:20

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O anúncio da Embraer de que irá demitir 1.800 funcionários, em sua fábrica de São José dos Campos, levou o líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida, a propor a realização de uma audiência pública ainda nesta semana, para que trabalhadores e a empresa possam discutir a questão.

O pedido para que a Comissão de Relações de Trabalho da Assembléia realize a audiência e seja a interlocutora nas negociações foi protocolado nesta segunda-feira, 1.º/10. "É necessário que a Embraer tenha sensibilidade e não penalize os trabalhadores aos primeiros sinais de dificuldades. A audiência pode ser um caminho para que os impactos da crise sejam reduzidos", afirmou o líder, que defendeu ainda medidas alternativas como redução imediata da jornada de trabalho e a adoção de um banco de horas, em vez da demissão sumária.

A Embraer é a maior exportadora brasileira do ramo e beneficiária de incentivos governamentais. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a empresa ainda não recebeu nenhum pedido de cancelamento, que justifique as demissões.

alesp