95 anos de Japão no Brasil


17/06/2003 16:52

Compartilhar:


Da assessoria do deputado marquinho Tortorello



A comunidade nipo-brasileira comemora nesta quarta-feira, 18/6, os 95 anos da chegada dos primeiros imigrantes no navio Kasato-Maru, que vieram em busca de uma vida melhor, fruto de um tratado diplomático assinado entre o Brasil e o Japão no final do século XIX.

No Estado de São Paulo encontra-se a maior concentração de japoneses, que por meio da agricultura, da indústria, do comércio, daarte e da culinária entre outras áreas, vêm contribuindo para o desenvolvimento não apenas do Estado, mas de todo o País.

Dentro do calendário oficial de comemorações o deputado Marquinho Tortorello solicitou o espaço da Assembléia Legislativa, onde acontecerá durante os dias 25, 26 e 27 de julho, o VI Festival do Japão, do qual o deputado será o Presidente de Honra.

"Fiquei muito lisonjeado com esta oportunidade. Estar ao lado dessa comunidade é sempre muito gratificante, é uma forma de retribuição a tudo aquilo que me foi transmitido: respeito, dedicação e idoneidade irrestrita", declarou o deputado "Torutorero", como o 3º Secretario da Assembléia é chamado pelos membros mais velhos da colônia.

Um fato triste, no entanto, deve ser lembrado. Em 52 anos de história política no Brasil é a primeira vez que nenhum nikkei é eleito deputado no Estado de São Paulo. Somente o Deputado Paulo Kobayashi assumiu em Brasília, mas na condição de suplente. Neste sentido, Marquinho Tortorello colocou-se a disposição da comunidade para atendê-los em suas necessidades, estando inclusive com o Cônsul do Japão em São Paulo e dentro de alguns dias com os presidentes das principais entidades da comunidade.

Números extra-oficiais mostram que existem mais de 250 mil brasileiros trabalhando no Japão e que remetem para cá mais de 2,5 bilhões de dólares ao ano.

mtortorello@al.sp.gov.br

alesp