Dia do Terceiro Setor será comemorado neste sábado


20/03/2002 18:49

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Muito se fala sobre o Terceiro Setor, mas poucos sabem sobre sua importância social e econômica para a sociedade. No Brasil, o Terceiro Setor e o voluntariado movimentaram cerca de R$ 12 bilhões em 1998. Este setor favoreceu no mesmo ano mais de 9 milhões de pessoas. Por tais dados, estima-se que o Terceiro Setor agrupe atualmente 12 milhões de voluntários, segundo dados da Fundação Abrinq.

Com o objetivo de expandir estes números e mobilizar ainda mais voluntários, uma lei estadual de autoria do deputado Duarte Nogueira, líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo, instituiu o dia 23 de março como o Dia do Terceiro Setor. A data foi escolhida baseada na Lei Federal nº 9.790 de 23 de março de 1999, que disciplina o termo de parceria e estabelece requisitos às instituições do Terceiro Setor, sendo as mesmas fiscalizadas pelo Ministério da Justiça.

Segundo o deputado Nogueira, a idéia é, através de legislações, regular o setor e informar a sociedade. "A data serve para mobilizarmos cada vez mais pessoas. Os brasileiros já provaram que são grandes doadores. Em dois anos, tivemos um crescimento de 42% no número de voluntários", afirma Nogueira.

Se por um lado, o brasileiro mostra seu " voluntarismo", é preciso que empresas e governo assumam a sua responsabilidade social. Um exemplo é o Programa Jovem Cidadão - meu primeiro trabalho. Lançado em abril de 2000, durante o governo Covas, já colocou 20 mil alunos das escolas da rede pública estadual em 6.400 empresas da região metropolitana de São Paulo. Os jovens de 16 a 21 anos fazem estágio por seis meses em jornadas de quatro horas diárias, cinco dias por semana, com remuneração mínima de R$ 130,00, sendo 50% pagos pela empresa e o restante, mais seguro de vida e acidentes pessoais, pelo governo.

Como resultado, 30% dos estagiários conquistam um emprego permanente. E a empresa também ganha. Através de outra lei de incentivo ao Terceiro Setor de autoria do mesmo Deputado, criou-se o selo Empresa Jovem Cidadão. Nos moldes do selo da Fundação Abrinq, a empregadora pode ter o selo estampado em seus produtos, depois de avaliação feita por uma comissão de representantes do governo. O que garante às empresas a associação de seu marketing institucional à responsabilidade social.

alesp