Movimento faz abaixo-assinado contra lixo tóxico da Rhodia


14/03/2002 17:35

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Reforçar o combate à contaminação gerada pela Rhodia em diversos pontos da Baixada Santista, exigindo do Poder Público ações mais contundentes na punição da empresa. É com este objetivo que o Movimento Metropolitano Contra o Lixo Tóxico da Rhodia realiza neste sábado, dia 16/3, a partir das 9h, um mutirão na área continental de São Vicente. Na ação, serão coletadas adesões para um abaixo-assinado e haverá distribuição de panfletos, explicando à população a importância dessa mobilização.

"Este será um momento muito importante, porque a mobilização popular é fundamental para avançarmos nesta luta e alcançarmos nosso objetivo, que é ver a Rhodia arcar realmente com os ônus causados aos moradores e ao meio ambiente de nossa região", enfatiza a deputada Prandi, que integra o Movimento Metropolitano. Outro integrante do Movimento, o vereador Alfredo Moura (PPS), também destaca a importância do mutirão deste sábado. "Será um momento de unir esforços, porque somente unidos teremos força para continuar na luta e atingir a vitória", frisa Moura.

Programação

O mutirão para coleta de adesões ao abaixo-assinado será realizado em três bairros da área Continental de São Vicente. O primeiro ponto de concentração será no Jardim Quarentenário, onde a caravana permanecerá das 9h às 10h30. Em seguida, a coleta será realizada no Parque das Bandeiras, encerrando a campanha no Humaitá.

O ponto alto dessa mobilização será a realização, no próximo dia 5 de abril, de uma audiência pública, na Câmara Municipal de São Vicente. No encontro, serão discutidos os danos gerados pelos resíduos tóxicos despejados irregularmente pela Rhodia durante décadas, em diversos pontos da Baixada Santista. O debate deverá reunir todos os envolvidos com o problema, visando definir ações que levem à responsabilização definitiva da empresa.

Nesse dia, também será divulgado o número total de adesões ao abaixo-assinado. O movimento reivindica que a Rhodia faça a despoluição das áreas contaminadas, construa e mantenha um hospital na área continental de São Vicente e financie o acompanhamento médico dos moradores dos locais contaminados.

alesp