Porto de Santos pode ter serviço de recepção turística


29/09/2005 11:32

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) pediu providências ao Governo do Estado para que seja criado um serviço estadual de recepção aos turistas de cruzeiros marítimos que chegam pelo porto de Santos. O parlamentar sugere a adoção de ações que promovam a oferta turística de São Paulo e, em especial, dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. "É de fundamental importância que os turistas de cruzeiros marítimos tenham, na chegada ao Estado, uma recepção condigna, por meio de ações de marketing e distribuição de material promocional das cidades e dos eventos previstos em calendário previamente estabelecido", sugeriu Figueira em sua propositura.

O deputado baseou seu pedido em sugestão apresentada na última audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo em Santos, em 14/9. No porto, há um terminal de passageiros com capacidade para receber 6.500 pessoas por dia. O equipamento abriga instalações da Receita Federal/Alfândega, Codesp, Vigilância Sanitária, Polícia Federal e a primeira Delegacia da Polícia Civil de Atendimento ao Turista. Erguido pelo Consórcio Concais, é o primeiro terminal privado de passageiros de navios do país.

De acordo com o site da Secretaria de Turismo de Santos, os cruzeiros tornaram-se viáveis a partir de 1994, com a mudança da lei de cabotagem. Pela norma antiga, os navios estrangeiros não podiam incluir o Brasil em roteiros internacionais por conta das restrições legais.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp