Apoio à PEC que reduz idade para gratuidade no transporte


30/06/2010 19:53

Compartilhar:


Reportagem publicada pelo jornal Diário do Litoral confirma o apoio dos idosos à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz para 60 anos de idade a gratuidade no transporte coletivo gerenciado pelo governo do Estado. A proposta é de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que preside a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável da Assembleia. O Diário do Litoral circula na Baixada Santista e no Vale do Ribeira.

"É mais uma demonstração de que é correta a luta para que São Paulo adapte sua legislação ao que estabelece o Estatuto do Idoso. Recebo com alegria as declarações de apoio à iniciativa de apresentar a PEC", enfatiza a deputada Prandi. A parlamentar ressalta que a proposta surgiu das audiências públicas promovidas pela Frente Pró-Envelhecimento Saudável. Criado em 2001, o grupo já reuniu mais de 10 mil pessoas nas cerca de 40 audiências públicas realizadas desde então.

Na reportagem, o aposentado Eugênio Pereira afirma que acha justa redução da idade mínima para ter direito à gratuidade. "Se já está previsto no estatuto, tem de ser colocado em prática", ressaltou. Para o pedreiro aposentado José Francisco dos Santos, a proposta da deputada Prandi corrige um erro, além de significar economia no bolso dos idosos. "Qualquer economia é sempre bem-vinda", destacou.

A redução de gastos é também destacada pelo funcionário público aposentado Jesus Pereira Lopes. "Quando este direito passar a valer, vai ajudar a melhorar nosso poder de compra, já que mensalmente gasto R$ 100 de minha aposentadoria em transporte", apontou Jesus, que torce para que a PEC seja aprovada com rapidez pela Assembleia Legislativa.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp