Assembleia implanta Projeto Eficiência Energética


22/07/2010 17:07

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/eficiencia energetica 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em dezembro de 2009, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a AES Eletropaulo a investir, com recursos próprios, cerca de R$ 3 milhões na modernização do sistema de ar-condicionado do Palácio 9 de Julho. O investimento, que é um incentivo da concessionária fornecedora de energia elétrica, está sendo feito sem nenhuma contrapartida do governo do Estado.

A Assembleia possui cerca de 400 aparelhos de janela, que refrigeram os gabinetes e as salas da administração. Tais equipamentos, obsoletos, gastam muito mais energia elétrica do que o necessário, pois não são eficientes e nem corretamente dimensionados.

Com a parceria, serão implementadas no prédio centrais de ar-condicionado modernos, ecológicos, eficientes e econômicos, que proporcionarão uma economia de 750 megawatts/hora (MWh) por ano, uma redução de demanda da ordem de 285 kilowatts (kW) no pico de consumo, o que equivale à economia anual de até R$ 220 mil.

Além da economia aos cofres públicos nas despesas correntes, sem nenhum ônus ao erário, haverá a modernização nas instalações, um grande avanço no caminho da sustentabilidade e do uso racional dos recursos, já que os novos equipamentos eliminam também o uso dos gases HCFC, nocivos à camada de ozônio. Em 2008, a manutenção dos equipamentos de janela de ar-condicionado do Palácio 9 de Julho geraram uma emissão indireta de 148 toneladas de CO2.

Com a implementação do Projeto de Eficiência Energética, a Assembleia põe em prática a Lei 13.798/2009, aprovada em outubro pelo Plenário, que trata da política da diminuição da emissão de gases de efeito estufa no Estado de São Paulo.

Conservar os recursos naturais implica em usá-los de forma econômica e racional, para que os renováveis não se extingam por mau uso e os não renováveis tenham maior vida útil.

Desde 1999, diversas providências foram tomadas pela Assembleia de São Paulo para reduzir o consumo de energia elétrica em suas dependências, entre as quais a participação no Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica.

Desenvolvido pela Eletropaulo, o programa viabilizou o diagnóstico energético das edificações que compõem a Assembleia paulista e sugeriu a adoção de ações no sentido de reduzir o consumo, considerados os investimentos necessários e os respectivos períodos de retorno. Na época, foi executada a modernização dos sistemas de iluminação da Casa. Através de convênio com a Secretaria de Energia/Eletropaulo, foram substituídas todas as luminárias e lâmpadas fluorescentes antigas por modelos mais eficientes e econômicos.

alesp