IPRS se encontra disponível no portal da Alesp


10/03/2011 14:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/iprs2011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), versão 2010, contendo dados coletados no ano de 2008, está disponível desde o dia 23/2 no Portal da Alesp. Os dados foram coletados e analisados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) a partir de uma solicitação do Instituto do Legislativo Paulista, órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo responsável pelo índice. A divulgação foi feita durante a abertura do III Encontro Estadual de Agentes Públicos, que reuniu em fevereiro, no auditório Paulo Kobayashi, vereadores, prefeitos, secretários municipais, deputados e representantes dos Executivos e Legislativos municipais e estadual.

Para consultar os dados do IPRS o interessado em obter as informações a respeito do seu município deve acessar o Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br). O tópico IPRS " Índice Paulista de Responsabilidade Social se encontra do lado direito da tela. Através desse link o internauta chegará aos dados, por município, por grupo e por cada um dos indicadores, a saber: riqueza municipal, longevidade e escolaridade. A página contém ainda informações complementares e textos analíticos produzidos pelo Seade de forma a otimizar a utilização desse indicador criado pelo Legislativo paulista para auxiliar os administradores públicos.

Ao padronizar as informações socioeconômicas disponíveis e construir um sistema de indicadores consistente e frequentemente atualizado de cada um dos 645 municípios paulistas, o IPRS permite às administrações municipais identificar seus pontos fortes e seus problemas, confrontando-se com municípios semelhantes, além de proporcionar a busca de soluções por meio de parcerias regionais ou da adoção de práticas bem-sucedidas em municípios bem posicionados, além de uma competição saudável por melhorar as condições de vida de suas populações.

O IPRS chega a sua 6.ª edição trazendo dados referentes a duas novas demandas: o envelhecimento da população e o atendimento aos portadores de necessidades especiais.



ilp@al.sp.gov.br

alesp