Arnaldo Jardim propõe criação do Conselho Paulista de Energia


06/03/2001 16:02

Compartilhar:


O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS) vem manifestando sua preocupação com relação às questões estruturais do setor energético. Jardim já propôs a convocação - que deverá ocorrer nos próximos dias - do presidente da Eletropaulo e da Comissão dos Serviços Públicos de Energia (CSPE), para esclarecer alguns procedimentos das concessionárias quanto aos incidentes ocorridos recentemente.

Nesta semana, Jardim apresentará na Assembléia Legislativa uma indicação ao Executivo para que constitua um Conselho Paulista de Energia. Trata-se de um fórum adequado para que o governo, as agências de regulação, instituições privadas e órgãos de consumidores definam a matriz energética do Estado de São Paulo.

Jardim também manifestou sua preocupação quanto aos rearranjos societários das distribuidoras de energia elétrica de São Paulo. No último dia 22 de fevereiro, o deputado encaminhou ofício ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), José Mário Abdo, onde manifestou a sua preocupação. Ele está preocupado com as seguintes questões: o rearranjo societário entre a Eletropaulo e a Light; à restruturação interna anunciada pela Eletropaulo; a redefinição da sociedade entre os consórcios VBC - Votorantin, Bradesco e Camargo Corrêa e a EDP - Eletricidade de Portugal Internacional S.A. Essas alterações, segundo fontes do mercado, podem interferir diretamente na gestão da empresa Bandeirante de Energia, o que resultaria na criação de uma nova concessionária denominada "Piratininga", com atuação em São Paulo. Confirmadas essas informações, essa transação poderia levar a Bandeirante e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) a um controle acionário comum.

Em correspondência enviada ao governador Geraldo Alckmin, o deputado Arnaldo Jardim solicitou a sua intervenção junto a ANEEL para que São Paulo, por meio dos poderes Executivo e Legislativo e de todas as entidades vinculadas ao tema, possa acompanhar esta discussão que está ocorrendo no âmbito da ANEEL.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp