Selo de proteção nas latas de bebidas


12/06/2003 16:01

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Vanderlei Siraque



Fundamentado em pesquisa da Universidade de São Paulo, o Projeto de Lei 464, do deputado Vanderlei Siraque (PT), determina que todas as latas de bebidas (cerveja, refrigerante, suco e outras) comercializadas no Estado de São Paulo tenham selo de proteção no local de contato da boca com o recipiente. O objetivo é evitar a contaminação por latas que ficam expostas nas prateleiras de bares e supermercados e/ou estocadas em depósitos de bebidas.

A pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP reforça a necessidade da medida por constatar que a falta de tampa de proteção nessas embalagens pode causar sério risco à saúde das pessoas. "De 100 recipientes coletados pela universidade em bares, restaurantes e supermercados, 40 apresentavam fungos e bactérias, como coliformes fecais", citou o deputado, lembrando que há meses a imprensa veiculou notícia de que um adolescente contraiu leptospirose depois de tomar refrigerante em uma lata contaminada.

Para Siraque, o projeto zela pela integridade física dos consumidores desses produtos. "A Constituição é clara ao dizer que é dever do Estado garantir políticas sociais e econômicas para a redução do risco de doenças e esse é o objetivo do projeto", afirmou o parlamentar.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp