Será o eucalipto o grande vilão?

OPINIÃO - Padre Afonso
01/12/2003 16:59

Compartilhar:


No dia 17 de novembro fizemos nosso último debate dentro do Fórum Mandato Participativo. O tema discutido foi o plantio de eucalipto e como não poderia deixar de ser, a polêmica tomou conta do nosso encontro, pois a percepção que grande parte da população tem hoje, é de que o eucalipto ajuda a secar ainda mais nossos mananciais.

Não sem razão, prefeitos e vereadores de cidades onde há grandes plantações de eucalipto e fazendeiros dessas regiões, estão desesperados por verem a cada ano suas nascentes, rios e represas secando. Já despertos para a terrível crise da água que se avizinha. Essas pessoas alertam que o Vale do Paraíba pode se transformar num deserto caso continue o plantio desenfreado do eucalipto através da aquisição de terras por grandes indústrias de papel e celulose.

Por outro lado, profissionais que já fizeram estudos sobre esta cultura, atestam que é preferível o eucalipto à gramínea no sentido de reter a água e levá-la até o lençol freático, pois são árvores como as outras. O que esses profissionais ressaltam é o plantio do eucalipto, que chega a ser predatório ao visar apenas o lucro das empresas em detrimento do desenvolvimento sustentável.

Porém, fica o dilema. Na vida moderna o ser humano é ávido consumidor de papel e o eucalipto é a única opção viável se não quisermos derrubar nossas matas nativas para fabricarmos esse produto, como já ocorreu no passado. Como respondermos a essa demanda econômica? Além disso, o eucalipto tem várias outras utilidades, como a madeira para construções.

Outra questão colocada é que a crise da água tem vários fatores e um dos principais é a falta de cobertura vegetal em nossa região, que durante séculos foi castigada por queimadas e cortes das matas para abrir pastagens. Na verdade estamos esgotando uma reserva de água que demorou milhares de anos para se formar e que nos últimos 100 anos consumimos sem responsabilidade e com maus tratos, como o lançamento de praticamente 100% do esgoto em nossos rios.

Portanto, fica a nossa responsabilidade de legarmos algo de positivo para as futuras gerações. A questão do plantio do eucalipto tem que ser mais debatida e por isso formamos uma comissão que vai acompanhar esse assunto.

Foi também neste sentido que apresentei projeto de lei que regulamenta o plantio de eucalipto, mas não proíbe. Isso porque devemos preservar nossas regiões mais nobres em produção de água e minimizar os danos ambientais.

Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo Partido Verde

alesp