Debate sobre juventude defenderá lei que facilita acesso ao ensino superior


21/03/2002 15:23

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Donisete Braga (PT) promove debate sobre o tema Políticas Públicas para a Juventude e lança campanha pela regulamentação da Lei 10.959/2001, de sua autoria. O encontro será realizado no dia 4 de abril, na Fundação Santo André com a presença dos deputados federais José Genoino e professor Luizinho, além de especialistas no assunto.

"Os últimos governos se esqueceram dos jovens. Hoje, mais do que nunca, a juventude precisa de apoio, de incentivo, principalmente no tocante ao trabalho e à educação", analisa. Segundo ele, mais de 32 milhões de brasileiros de 15 a 24 anos estão em situação de risco social e são potenciais vítimas ou autores de violência.

A Lei Estadual 10.959/2001 institui em São Paulo o programa Jovem Universitário - Educação com Trabalho. "Esta lei abre as portas do futuro para os jovens. Não quero que ela seja mais uma entre tantas que nunca saem do papel", diz.

Ela prevê que empresas públicas e privadas ofereçam vagas de estágios e se comprometam a financiar os estudos em nível superior de seus estagiários. O deputado reuniu-se com o secretário estadual da Juventude, Gabriel Chalita, e a supervisora de Projetos Institucionais do Ciee, Regina Hein, numa iniciativa visando a implementação do programa.

Temos 72% de nossos jovens fora dos cursos superiores por causa da baixa renda familiar e do desemprego. Precisamos mudar este quadro ", disse Donisete Braga. Ele também apresentou indicação ao governador para a criação de incentivos às empresas que aderirem ao programa.

Serão beneficiados no programa os jovens na faixa etária de 17 a 30 anos, que tenham concluído o ensino médio com a melhor média de aprovação, obtidas pelas ponderações das médias dos 3 anos de estudo secundário. Os selecionados, após aprovação no vestibular, serão contratados pelas empresas públicas ou privadas para estágio na área cursada.



PROGRAMA

TEMA: Políticas Públicas para a Juventude

Data: 4 de abril

Local: Fundação Santo André

Horário: A partir das 19 horas

EXPOSITORES

José Genoino - deputado federal

Luiz Carlos da Silva (prof. Luizinho) - deputado federal

Elmir de Almeida - professor doutor pela USP e professor da Fundação Santo André

DEBATEDORES

José Carlos Pegorin - jornalista - Diário do Grande ABC

Jefferson Sooma - coordenador de Políticas Públicas para a Juventude - Prefeitura de Santo André

Romeu Morgante - secretário-geral da Juventude - PT

Eliana S. L. Lazari - Ciee - Santo André

Marcelo Gallo - Ciee - São Bernardo

alesp