Artistas vêem à Assembléia pedir aprovação do Fundo de Cultura


28/11/2003 20:24

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vicente Cândido

Regina Duarte e Raul Cortez são alguns dos artistas que estarão na Assembléia Legislativa, na próxima terça-feira, a partir das 14h30, pedindo aos deputados a aprovação do Fundo Estadual de Arte e Cultura. Na ocasião, acontecerá uma reunião conjunta das comissões de Cultura, Ciência e Tecnologia e de Finanças e Orçamento para discutir o projeto de lei do deputado Vicente Cândido (PT), que cria o Fundo. Às 16 horas, os artistas serão recebidos pelo presidente do Parlamento estadual, deputado Sidney Beraldo.

Os dois atores - juntamente com Roberto Lage, Chico César, Lauro César Muniz, Alan Fresnot, Alcides Nogueira, Sabato Magaldi, Jean-Claude Bernardet, Héctor Babenco, Naum Alves de Souza, Marco Ricca, Mika Lins e mais de 60 atores, diretores, cineastas, artistas circenses, compositores, produtores, escritores e críticos - divulgaram na última quarta-feira, 26/11, um manifesto pedindo a aprovação do Fundo Estadual de Arte e Cultura, que prevê dotação orçamentária de R$ 100 milhões anuais para investimento em projetos de artistas e produtores culturais, em programas públicos municipais e ações estratégicas de governo.

Os recursos deverão ser destinados, por meio de editais públicos, às áreas de artes visuais, áudio-visual, circo, cultura popular, dança, literatura, música, ópera e teatro.

O manifesto somou-se às manifestações que aconteceram no início da semana. Na segunda-feira, 24/11, cerca de 300 artistas reuniram-se no Tusp para debater o projeto. Na quarta-feira, 26/11, foi a vez das cooperativas, associações, sindicatos e outras entidades artísticas discutirem os detalhes da criação do Fundo, em reunião na Funarte.

A reunião conjunta, na terça-feira, 2/12, será a partir das 15h, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

vcandido@al.sp.gov.br

alesp