Comissão analisa assistência psicopedagógica na rede estadual de ensino


10/04/2006 17:08

Compartilhar:


O Projeto de Lei 642/04, de autoria do deputado Souza Santos (PL), que determina a implantação de assistência psicológica e psicopedagógica nos estabelecimentos educacionais da rede pública estadual, será discutido nesta terça-feira, 11/4, na Comissão de Finanças e Orçamento. A proposta tem o objetivo de aproximar esses profissionais da escola, visando o diagnóstico, a prevenção e a abordagem dos diversos problemas do cotidiano escolar que dificultam o processo de ensino e aprendizagem. A medida deverá beneficiar os alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e médio, além dos docentes e demais agentes do magistério, como supervisores, coordenadores pedagógicos e funcionários da esfera administrativa.

Os alunos de programas como o "Educação de Jovens e Adultos" (EJA) e o "Ensino à Distância", além das classes de pessoas com necessidades especiais, também terão direito ao atendimento psicológico, que deverá ser prestado de modo especial e prioritário, sem prejuízo de outros programas da rede oficial de que possam ser beneficiários.

Souza Santos justifica a iniciativa salientando que a escola vive um momento de grande multiplicidade de papéis, assumindo cada vez mais as funções da instituição familiar e prestando-se a inúmeras ações assistenciais, sem as quais o desenvolvimento do processo educacional seria ainda mais complexo. Tal situação, conforme explicou o parlamentar, "dificulta muito o trabalho dos professores, que passam a desempenhar diversas funções. Em contrapartida, a pressão da sociedade na busca de estereótipos exerce influência negativa sobre os jovens, provocando uma perversa inversão de valores e submetendo-os a uma série de conflitos que desencadeiam crises, desesperança, falta de perspectiva e de outros fatores cuja sobreposição constitui a fórmula perfeita para o fracasso escolar. Essa realidade requer o auxílio de profissionais preparados para o trabalho com questões subjetivas, exigindo a presença dos especialistas na escola".

O deputado comentou ainda que a rede oficial de ensino conta hoje com 250 mil educadores que atuam em mais de 6 mil escolas existentes no Estado. "A iniciativa, seguramente, permitirá apoio a estes profissionais, assim como a um grande número de alunos que por razões econômicas não dispõem de recursos para buscar auxílio sozinhos", afirmou.

ssantos@al.sp.gov.br

alesp