Municípios da região de Presidente Prudente são integrados em programa de microbacias


23/05/2005 10:55

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Mauro Bragato

O deputado Mauro Bragato (PSDB) intermediou a integração de alguns municípios da Região Administrativa de Presidente Prudente ao Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento: Adamantina, Indiana, Pacaembu, Presidente Epitácio e Rancharia. Há outras três da região de Marília (Bernardino de Campos, Garça e Vera Cruz) e mais seis das regiões de São José do Rio Preto e Sorocaba.

O Programa de Microbacias é uma proposta do governo do Estado de São Paulo que conta com apoio do Banco Mundial, para propiciar o aumento do bem-estar das populações rurais. Atua por meio da implantação de sistemas de produção agropecuária que garantem melhoria nos níveis de renda, mais produtividade e recuperação das áreas degradas. Também são doadas sementes para adubação e mudas de espécies florestais, além de subvenções econômicas.

Mauro Bragato lembra que, ao fazer parte do programa de microbacias, os municípios tendem a ter menos problemas de degradação, que passam a ser enfrentados de forma global e integrada. A Secretaria da Agricultura diz que as erosões, por exemplo, presentes na maioria das propriedades agrícolas, são controladas conjuntamente, o que garante a conservação do solo e do potencial produtivo de toda a microbacia.

Segundo informações da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão da Secretaria da Agricultura responsável pelo programa, podem participar municípios do Estado de São Paulo que tenham o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural legalmente formalizado. É preciso apresentar uma proposta de adesão que é analisada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural. São atendidos, prioritariamente, os municípios que apresentam maiores níveis de degradação dos recursos naturais e pobreza rural.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp