Dia Nacional do Samba recebe será comemorado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa


07/12/2009 17:00

Compartilhar:


O Dia Nacional do Samba será comemorado nesta terça-feira, 8/12, no Hall Monumental da Assembleia Legislativa, com a participação da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, às 20h.

O dia do Samba foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara "Aquarela do Brasil", com certeza a música mais conhecida, executada e regravada fora do país. A data marca a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional. Em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba.

Criada por decreto-lei, a data é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que ao longo de muitos anos fizeram do carnaval e do samba a maior expressão da cultura popular brasileira. O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) aprovou, em 9 de outubro de 2007, o samba carioca como patrimônio cultural imaterial do Brasil, nas suas três principais formas de expressão: o partido alto, o samba de terreiro e o samba-enredo.

Por iniciativa do deputado Vicente Cândido (PT), o evento vai homenagear o Dia Nacional do Samba por meio dos Baluartes do Samba de São Paulo, que foram indicados pelas escolas que compõem a liga. "Numa sociedade que muitas das vezes banaliza suas tradições, comemorar o Dia Nacional do Samba dentro da casa do povo é fazer o caminho da democracia e da cidadania, para que possamos continuar a saborear e difundir a história de nossa música repleta de memórias culturais", afirma o deputado.



vcandido@al.sp.gov.br

alesp