Expositores dizem que é importante harmonizar normas


29/08/2000 17:55

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O segundo painel do seminário realizado nesta terça-feira, 29/8, denominado "Harmonização de Posições no Mercosul: Ações Conjuntas em Terceiros Mercados", discutiu a expansão do mercado importador de carne bovina, entre outros assuntos.

Para o presidente do Consórcio de Frigoríficos Exportadores, Claudio Paramio, "o Mercosul, na sua formação, era um sonho de integração entre os países sul-americanos, mas hoje é realidade, com muitas dificuldades e problemas na integração, principalmente entre os setores privados dos países membros".

Carlos Alberto Villa Abrille y Ortega, embaixador argentino nas Filipinas, lembrou que "o mercado asiático tem peculiaridades quando se trata de produtos alimentícios. A Ásia converteu-se de exportador para importador no mercado de carne bovina". Ortega afirmou que "a intervenção da Organização Mundial do Comércio na retirada de subsídios, na regulação e otimização dos agronegócios são os principais motivos desta mudança".

O incentivo estatal à exportação das pequenas e médias empresas foi defendida pelo ministro Luis Maria Mendizabal, subsecretário de Comércio Internacional do Ministério de Relações Exteriores. "Como as grandes empresas conseguem inserir-se no mercado internacional através das exportações, o incentivo deve ser dado às pequenas empresas", analisou Mendizabal, citando, também a diversificação do mercado importador asiático, destacando-se Cingapura.

O diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne Industrializada (Abiec), Enio Marques Pereira, afirmou que, na busca de promoção comercial, é importante para o Brasil e para a Argentina otimizar prioridades e manter contato com os sistemas comerciais.

"Harmonização de normas, aliada a experiências do passado, é um tópico importante que já foi abordado aqui", destacou Manoel Henrique Farias Ramos, presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC). Para ele, a Internet mudou a relação entre os países. "É uma nova tecnologia que uniformiza as condições de competição entre pequenas e grandes empresas."

alesp