Assembléia Legislativa aprova por unanimidade relatório do Fórum São Paulo Século XXI

Deputados Arnaldo Jardim e Vanderlei Macris irão a Nova York apresentar Índice Paulista de Responsabilidade Social
16/02/2001 17:38

Compartilhar:


O relator geral do Fórum São Paulo Século XXI, deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS), comemorou a aprovação, por unanimidade, do relatório dos trabalhos, em votação realizada nesta quarta-feira, 14/2, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Depois de mais de um ano de atividade, o Fórum produziu diversos estudos que servirão como referências para a aplicação de políticas públicas. Dentre eles, destacou-se a criação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Trata-se de um indicador de 3.ª geração - o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) é de 2.ª geração - que acompanha as necessidades de caracterização da evolução do cotidiano de uma sociedade complexa, como a paulista. "É o instrumento mais preciso de avaliação permanente das relações custo/benefício das políticas públicas e do inter-relacionamento entre os diversos agentes econômicos e sociais. Ele fomentará uma comparação saudável entre os municípios e servirá de parâmetro para orientar a aplicação de recursos", afirma Jardim que, no próximo dia 22 de fevereiro, juntamente com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vanderlei Macris (PSDB) irá a Nova York para apresentar o índice em uma reunião da ONU.

Para Arnaldo Jardim, o IPRS é uma realidade conquistada pela sociedade paulista, que servirá de parâmetro para as políticas que virão. "Agora precisamos transformá-lo num indicador cada vez mais confiável e preciso. É nosso desejo torná-lo num instrumento balizador de políticas públicas, capaz de tirar fotografias pontuais do estágio real de desenvolvimento da nossa sociedade. Assim, poderemos avaliar se estamos, de fato, construindo uma sociedade menos desigual e mais humana", complementou Jardim.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp