Deputados buscam saídas para a crise da Parmalat


01/04/2004 17:37

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Simão Pedro

Por solicitação do deputado Simão Pedro (PT), a Comissão de Agricultura realizará no próximo dia 14, na Assembléia Legislativa, audiência pública sobre a crise da Parmalat.

A crise da empresa foi o tema de uma reunião realizada no dia 29/3, na Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. Saídas para garantir a manutenção dos empregos e a busca de uma solução empresarial (garantia de contratos, blindagem do passivo e recursos para a empresa continuar operando) foram alguns dos itens do encontro entre os deputados petistas Simão Pedro, José Zico Prado e Mauro Menuchi com os secretários da Justiça e Cidadania, Alexandre Morais, e da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos Meireles. Também participaram o deputado federal Julio Semeghini (PSDB), o prefeito de Araçatuba, Maluly Neto, o os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Jundiaí, Edílson Carvalho, e Dulce Helena, de Araçatuba. A Prefeitura de Jundiaí enviou representante.

O secretário de Justiça informou que está realizando, nas Juntas Comerciais e cartórios, um amplo levantamento sobre a atuação das empresas ligadas ao grupo. Ele disse que já enviou ao presidente do Tribunal de Justiça documentos sobre indícios de irregularidades na movimentação financeira da Parmalat.

Medida provisória

Uma nova reunião deverá ser feita, desta vez com a presença também dos diretores das unidades da Parmalat de Jundiaí e Araçatuba e com o interventor nomeado pela Justiça Federal. Do encontro deverá sair a redação de uma Medida Provisória, a ser sugerida ao governo federal, contendo providências que assegurem o funcionamento da Parmalat e o emprego dos funcionários. Só na fábrica de Jundiaí, 74 já foram demitidos.

Em Brasília, está em pauta a possibilidade de se instalar uma CPI sobre o caso. "Com a quebra do sigilo telefônico e bancário dos responsáveis pela empresa será possível apurar eventuais fraudes como lavagem de dinheiro e desvio de divisas", diz Simão Pedro.

spedro@al.sp.gov.br

alesp