CPI dos Presídios ouve coordenador acusado de irregularidades nesta quinta-feira

AVISO DE PAUTA
20/03/2002 20:39

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa que apura possíveis falhas no Sistema Prisional do Estado de São Paulo ouve nesta quinta-feira, 21/3, às 10 horas, o coordenador das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba, Carlos Alberto Corade. Ele foi convocado para prestar esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades e corrupção na Penitenciária Magalhães Noronha em Tremembé, feitas por agentes penitenciários em reunião da CPI, realizada na cidade de Taubaté no último dia 14 de março.

Um dossiê entregue à Comissão denuncia casos de exploração de mão-de-obra de presos, sumiço de computadores e de alimentos, realização de churrascadas regadas a Maria Louca (cachaça feita dentro da cadeia) e fugas constantes. Também foi relatado pelo agente penitenciário Marcos Roberto Marcon que, em agosto do ano passado, foram roubados mais de R$ 40 mil do presídio e essa quantia teria sido reembolsada com o dinheiro do pecúlio dos presos. Marcon terminou seu depoimento afirmando: "O sistema penitenciário não é lugar para gente honesta trabalhar." Ele também estará na sessão de amanhã para reafirmar suas denúncias e participar de uma acareação com Corade.

O deputado Wagner Lino (PT), um dos relatores da CPI, disse que solicitou a convocação de Corade porque "as denúncias são graves e devem ser investigadas".

alesp