Incentivo a micro e pequenas empresas


27/11/2003 18:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Alves

O deputado estadual Roberto Alves (PTB) propôs ao governo do Estado que coloque em sua agenda incentivos às micro e pequena empresas, em especial no campo creditício, tributário, administrativo e de capacitação empresarial e tecnológica.

"Tendo em vista que essas empresas são responsáveis pela sobrevivência de 60 milhões de brasileiros, devemos lutar por uma política de crédito e financiamento que lhes dê condições de fortalecimento e expansão" ressaltou o deputado. Ele afirmou que as estatísticas disponíveis no Banco Central registram um montante de créditos em torno de R$ 250 bilhões de reais, distribuídos entre os setores público e privado. Esse montante representa cerca de 26% do PIB nacional, quando mesmo países em desenvolvimento, como a Indonésia, têm oferta de crédito equivalente a 51% do seu PIB.

Para Roberto Alves, há espaço para a adoção de uma política menos contracionista de crédito que, embora em sintonia com os fundamentos macroeconômicos do governo, possa ser favorável ao surgimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas no país. "A tecnologia como braço metálico da globalização de capitais faz da grande empresa uma fábrica de desempregados. Cabe à pequena o resgate do sonho de reconstruir", afirmou.

Roberto Alves reconheceu ter havido avanços no Governo Alckmin, como a criação do Banco do Empreendedor, que diminuiu e facilitou a a obtenção de empréstimos para a micro-empresal, bem como programas como o Brasil Empreendedor e a aprovação do Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.

ralves@al.sp.gov.br

alesp