Moradores de Santos solicitam construção de escola


01/04/2005 12:08

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reivindicou a construção de escola para atender aos moradores dos conjuntos Ilhéu Baixo e Ilhéu Alto, no Jardim Bom Retiro, zona noroeste de Santos. A construção de duas unidades de ensino no local foi anunciada em 2002, mas os projetos não saíram do papel.

A parlamentar recebeu de moradores cópia de um abaixo-assinado com mais de 130 assinaturas, dirigido ao prefeito João Paulo Tavares Papa e à secretária municipal da Educação, Sueli Maia, pedindo o cumprimento da promessa e a construção de pelo menos uma escola. Essa unidade atenderia cerca de mil famílias que moram nos conjuntos e poderia absorver demanda das adjacências.

Maria Lúcia protocolou o abaixo-assinado na prefeitura, acompanhado de ofício que reitera a reivindicação. "Crianças e adolescentes estudam longe de casa, enfrentando riscos desnecessários", afirma.

A deputada diz que, ao prometer duas escolas, em abril de 2002, a municipalidade chegou a prever que até o final do ano as obras estariam concluídas. "Passados três anos, não há nem sinal do início dos serviços", ela critica. "Em maio de 2003, a prefeitura já não falava em duas escolas, mas apenas uma", acrescenta.

Em junho do ano passado, a então secretária de Educação Jossélia Fontoura anunciou que o projeto da escola do Ilhéu Baixo estava em fase de conclusão. "O que era para estar concluído, na verdade encontrava-se em projeto, que até hoje não virou realidade", diz a deputada. A unidade do Ilhéu Baixo ocuparia terreno na esquina das ruas Alderico Soares e Professor Francisco Gonzaga Silva. O prédio, com três pavimentos e rampas de acesso e elevador para deficientes, teria capacidade para 1.300 alunos do ensino fundamental.

"Desde então, prevalece inexplicável silêncio. É evidente que a população tem todos os motivos para reclamar e se sentir desrespeitada", enfatiza a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp