Demandas em Rio Preto priorizam questões do funcionalismo


24/11/2008 17:28

Compartilhar:


Dando prosseguimento à série de debates sobre o Orçamento 2009, a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Bruno Covas (PSDB), realizou na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, nesta segunda-feira, 24\11, a quinta audiência pública regional para ouvir sugestões populares. A exemplo das reuniões anteriores, foram apresentados dados sobre os números do Orçamento e distribuídos folhetos com as respostas a demandas da região feitas durante a audiência do ano passado.

A mesa de trabalhos foi composta por Bruno Covas, pelos deputados Vitor Sapienza (PPS) e Enio Tatto (PT) e pelo presidente da Câmara de São José do Rio Preto, Adney Secches. Praticamente não foram apresentadas demandas para a região administrativa de São José do Rio Preto, mas funcionários públicos estaduais de diversos segmentos compareceram à audiência para encaminhar reivindicações.

Margarete Monteiro, da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp); Denise Ricala, do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza, e Sidnei Xavier, da Associação dos Funcionários da Educação (Afuse), defenderam suas entidades pleiteando, respectivamente: pagamento de precatórios, mais centros de atendimento médico-ambulatorial e respeito ao Estatuto do Idoso por parte do Estado; aumento de dotação orçamentária; e melhores condições de trabalho, mediante o combate à violência nas escolas.

Já Diva Ferreira, oficial de Justiça aposentada, e Miguel Paiva, do Sindicato União de Jales, focaram suas participações em pedidos para servidores do Poder Judiciário. O estudante José Roberto Freitas, do Centro Paula Souza, afirmou que as associações de pais e mestres das escolas técnicas estão desempenhando atividades de competência do governo do Estado, como a contratação de profissionais para as escolas. "Queremos uma solução para corrigir esse procedimento".

Pedidos específicos para a região foram feitos apenas por Murilo Mota, da Juventude do PSDB de Urupês, que sugeriu a recuperação da SP-379, muito utilizada para escoamento de produção agrícola, e a instalação de uma escola técnica voltada ao setor sucroalcooleiro; e pelo vereador Jairo Ferraz, de Novo Horizonte, que solicitou verbas para creches municipais, para a Apae e para a Santa Casa da cidade.

Antonio Freitas Jr., também da Juventude do PSDB, indicou a instalação de conselhos municipais da Juventude, já previstos quando da criação da Secretaria da Juventude. José Félix, da Associação de Moradores Zona Norte 1 de São José do Rio Preto, descreveu problemas com a segurança escolar.

Líder da Minoria na Assembléia Legislativa, Enio Tatto afirmou que os números do projeto da Lei Orçamentária surpreendem pelo aumento na previsão de arrecadação em relação ao ano anterior, "mas ainda assim as áreas sociais continuam perdendo espaço".

Sapienza lembra que a iniciativa da CFO mereceria mais participação da comunidade de Rio Preto. "É um aprendizado para a sociedade saber como é dividido o bolo do Orçamento". O deputado lembrou ainda que é a audiência é uma oportunidade para os cidadãos cobrarem investimentos para a região.

alesp