Trigo contaminado pode desembarcar em Santos


27/08/2009 17:44

Compartilhar:


A chegada do navio IVS Canda ao porto de Santos, prevista para o período entre os dias 10 e 15 de setembro, carregado de trigo originado dos Estados Unidos, levou o deputado Fausto Figueira (PT) a encaminhar ofícios ao Ministério da Agricultura e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedindo a adoção de medidas para evitar o desembarque de produto contaminado.

No último mês de julho, Figueira havia alertado as autoridades sobre a contaminação de grande parte do trigo americano pelo fungo Fusarium SP, responsável pela presença de altos níveis de vomitoxina, toxina vegetal nociva à saúde humana e que pode representar uma ameaça à agricultura brasileira.

Segundo notícia divulgada pela agência Reuters, parte da produção do trigo de inverno dos Estados Unidos apresentou neste ano altos níveis de vomitoxina. Um operador americano entrevistado pela Reuters disse que o trigo tipo suave vermelho de inverno (utilizado na produção de farinha para pães, massas e rações), na safra deste ano apresentou os níveis mais altos de contaminação dos últimos tempos, citando casos em que foram detectadas mais de 10 partes da toxina por milhão (ppm), enquanto a Organização Mundial de Saúde fixa como aceitável um máximo de 1 ppm nos produtos alimentícios prontos para o consumo humano. A presença da toxina no trigo também ameaça a criação de animais alimentados com ração em cuja composição entre o cereal contaminado.BA

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp