Funcionários do IPT reclamam de condições de trabalho


29/08/2000 14:52

Compartilhar:


Os trabalhadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), representados pela Associação dos Funcionários (ASSIPT) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SinTPq) procuraram o deputado Hamilton Pereira (PT) afirmando estarem se sentindo desmotivados pela política do governo Estadual e a gestão da atual diretoria e de diretorias passadas do Instituto. Segundo os representantes, isto tem causado a evasão de funcionários, além de grande preocupação, em face dos boatos negativos quanto ao futuro da instituição.

Atualmente, o instituto acumula uma dívida de R$ 39 milhões, sendo que R$ 7,5 milhões vencem este ano, comprometendo o futuro da instituição. Além disso, os representantes dos funcionários do Instituto informam que, nos últimos anos, os recursos orçamentários têm sido sistematicamente reduzidos. Segundo eles, a atual diretoria do Instituto não tem determinado a realização de concursos públicos e nem adquirido materiais alegando falta de recursos, priorizando a prestação de serviços. Outra denúncia é o atraso no pagamento dos salários e a demissão de representantes dos servidores sob o argumento de correção de um erro jurídico praticado há dez anos.

Os trabalhadores afirmam que a atual direção do IPT vem aumentando gastos com assessores e cargos de confiança, destituindo e demitindo diretores das áreas técnicas, propiciando, em que pese o esforço do quadro de pessoal do IPT, claro prejuízo à qualidade das atribuições precípuas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Hamilton Pereira, considerando a necessidade de se recuperar o clima democrático que em outros tempos já prevaleceu no instituto, bem como condições dignas de trabalho aos servidores, encaminhou uma indicação ao governador do Estado solicitando o repasse de recursos orçamentários ao IPT e a adoção de diretrizes voltadas à realização de concursos públicos, readmissão de profissionais injustamente desligados, valorização do pessoal com abertura de negociações e estabelecimento de efetiva política de recursos humanos, tudo com vistas à persecução da democracia e prestação de serviços públicos com qualidade.

O deputado ressaltou que "é mister que o instituto desista do recurso que entrou junto ao Tribunal Superior do Trabalho, com pedido de efeito suspensivo da liminar do Tribunal Regional de Trabalho que determinou reajuste dos salários em 5% e manutenção dos atuais benefícios aos servidores do Instituto".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp