Assembléia faz homenagem aos 70 anos da USP


01/04/2004 15:18

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Garantir o acesso dos estudantes oriundos do ensino público às universidades estaduais, atender a crescente demanda de vagas com qualidade, estabelecer parcerias entre instituições de ensino e promover o ensino continuado. Essas foram algumas questões abordadas no pronunciamento do deputado Arnaldo Jardim (PPS), na sessão solene em homenagem aos 70 anos da Universidade de São Paulo, na Assembléia Legislativa, no dia 31/3. O evento foi iniciativa de Jardim, formado pela Escola Politécnica (Poli), da USP.

Participaram do evento o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo; os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, e da Cultura, Cláudia Costin; o reitor da USP, Adolpho José Melfi; o presidente do TRE, Álvaro Lazarini; o ex-ministro e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Ozires Silva; além de deputados, professores e estudantes das diversas unidades da universidade.

Educação de qualidade

"A educação sempre foi uma preocupação da Assembléia Legislativa de São Paulo. Conseguimos garantir que 30% do orçamento estadual seja destinado para essa área, além de estabelecer que 1% do ICMS arrecado seja repassado à Fapesp, como incentivo a pesquisa científica", disse Arnaldo Jardim. "Mas ainda há muito o que fazer. E a USP tem papel fundamental na disseminação de uma educação de qualidade, que possa promover a inclusão social, garantir um desenvolvimento sustentável e diminuir as desigualdades sócio-econômicas do país", argumentou o deputado.

Em seus discursos, os dos convidados destacaram o momento histórico que precedeu a fundação da USP, em 1934, e a luta pela redemocratização, após o golpe de 1964; o papel atual da instituição, como principal centro de excelência de ensino e pesquisa do Brasil, e seu papel na Era do Conhecimento.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp