E o secretário de Direitos Humanos falou

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
06/06/2003 17:55

Compartilhar:


O secretário especial de Direitos Humanos do governo Lula, Nilmário Miranda, que tem status de ministro, disse no fim de maio que um dos maiores problemas do Brasil é sua polícia corrupta e violenta. Ele explicou que agora o novo governo federal vem trabalhando para reformar as polícias. O secretário Nilmário foi além em suas críticas: "Policiais violentos são corruptos." Ele concluiu que 90% dos homicídios ocorridos no Brasil não são esclarecidos pela polícia por simples "incompetência" e filosofou: "Uma polícia que não sabe resolver esses problemas não defende o povo. Estamos investindo na reforma da segurança pública, fortalecendo as polícias, integrando-as para que sejam defensoras de todo o mundo e não só de quem tem patrimônio."

Portanto, Nilmário Miranda falou. Suas palavras são bonitas. Resta saber até que ponto esses planos podem ser transformados em realidade. O governo Lula já lançou projetos de segurança, mas confessou não ter o dinheiro necessário para desenvolvê-los e corre o risco de sofrer um desgaste semelhante ao ocorrido com o governo FHC nesse setor.

É claro que cabe às polícias defender não só o patrimônio dos ricos como também a vida de todos os cidadãos, entre os quais os pobres que, mesmo padecendo das limitações financeiras, estão sujeitos a todos os tipos de violência. Além disso, o secretário erra ao misturar policial violento com policial corrupto. Em alguns casos de maus policiais, a violência está aliada à corrupção. Há, porém, os policiais corretos, realmente exemplares, que só recorrem à violência como meio de proteger os cidadãos contra atos violentos e cruéis de assaltantes, seqüestradores e assassinos armados.

Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL

alesp