Pedida instalação de delegacia de polícia do meio ambiente em Rio Claro


18/03/2002 15:52

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Aldo Demarchi (PPB) protocolou na Assembléia Legislativa a indicação número 350/2002, na qual solicita ao governador Geraldo Alckmin "que determine a adoção das medidas necessárias visando à criação da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente na cidade de Rio Claro". A iniciativa do deputado foi motivada por requerimento apresentado na Câmara Municipal de Rio Claro pelo vereador Sérgio Guilherme.

Demarchi relaciona em sua indicação uma série de argumentos que justificam a implantação da nova unidade policial. Ele observa, por exemplo, que Rio Claro e a região que compreende as cidades de Analândia, Brotas, Ipeúna e Corumbataí possuem uma extensa área a ser preservada. O parlamentar destaca ainda que Rio Claro sedia os cursos de biologia e ecologia da Unesp, "o que pode possibilitar um convênio entre Universidade e Polícia Civil".

Salientando que "se deve combater com mais eficácia e eficiência" as atividades lesivas à natureza, Aldo Demarchi ressalta que Rio Claro já possui um comando de Policiamento Florestal e de Mananciais da Polícia Militar, além da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado. Falta-lhe, entretanto, um órgão de defesa ambiental ligado à Polícia Civil, o que, segundo o deputado estadual, "contribuiria sobremaneira com os demais órgãos".

alesp