Educadores da rede estadual mobilizam-se para exigir reajuste salarial


11/08/2005 10:18

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A participação de mais de 500 educadores da rede estadual marcou a audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, no dia 9/8, para discutir a proposta de reajuste salarial. O encontro, coordenado pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da comissão, antecedeu o ato público que a categoria realizará no dia 26, na avenida Paulista.

A defasagem foi acentuada nos últimos 10 anos, conforme testemunhou Roberto Leme, presidente do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo). Ele destacou que o salário da categoria representa hoje menos de 60% do poder aquisitivo que os professores dispunham antes do Plano Cruzado, em 1986.

O pior, avalia a deputada, é que, mais uma vez, o Governo do Estado silencia diante das reivindicações. O presidente do Centro do Professorado Paulista, ex-deputado Palmiro Mennuci, confirmou que o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, descumpriu a promessa de apresentar à Assembléia Legislativa, até 15 de junho, projeto de reajuste salarial dos professores.

O presidente do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Estado de São Paulo (Apase), Severino Garcia Neto, classificou como "demagógico" o bônus que tem sido oferecido anualmente aos docentes. Conforme enfatizou, "o Governo retém o nosso salário por todo o ano e nos devolve depois, como se estivesse dando-nos um prêmio".

A deputada Prandi lembra que o bônus sequer é extensivo aos aposentados. O fato foi também criticado por Zilda Guerra, da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp), que reivindica a incorporação de gratificações, vantagens e bônus.

O presidente do Sindicato dos Professores (Apeoesp) criticou os baixos investimentos em Educação. Alertou que os repasses para o setor deveriam estar em torno de 10% do PIB, percentual distante dos 4,7% atuais (3,5% no Estado de São Paulo).

e-mail: mlprandi@al.sp.gov.br

alesp