São Paulo vai premiar iniciativas de combate à fome e à desnutrição


22/09/2005 15:59

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckimin sancionou na quarta-feira, 21/9, a Lei 12.045, de iniciativa do deputado Simão Pedro (PT), que institui o "Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição". A premiação será destinada a duas categorias: melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas e o melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos municipais ou estaduais.

A lei determina que a entrega do prêmio seja no Dia Mundial da Alimentação, comemorado todos os anos em 16 de outubro, e que a designação da comissão organizadora dos prêmios e do júri de seleção ficará sob a responsabilidade do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Segundo o deputado Simão Pedro, a legislação também objetiva resgatar a produção do cientista e médico pernambucano Josué de Castro, "que dedicou sua vida na luta contra os problemas sociais causadores da fome e da pobreza em nosso país". Suas principais obras, Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, são clássicos do pensamento social brasileiro. "Ele foi um dos primeiros cientistas a mostrar que a fome e a miséria não são frutos de intempéries naturais, como a seca, mas sim de problemas estruturais de nossa sociedade, como a desigualdade de renda", ressalta Simão Pedro.



spedro@al.sp.gov.br

alesp