Participante do Parlamento Jovem é eleito vereador


05/11/2008 19:32

Compartilhar:


A política faz parte da vida do futuro vereador de Valentim Gentil, o estudante secundarista Rafael Nixon Pereira Marques, desde o início de sua adolescência. Em 2004, aos 13 anos, Rafael foi eleito prefeito-mirim da cidade e participou do Parlamento Jovem promovido anualmente pela Assembléia. Em janeiro de 2009, será o segundo vereador mais jovem do Brasil a receber um mandato através do voto. Rafael completará 18 anos em novembro próximo, o que possibilita legalmente sua posse.

Entrevistado pelo Diário da Assembléia, Rafael demonstra traquejo político e objetividade ao enfatizar uma conquista sua que beneficiou Valentim Gentil, mesmo antes de ser eleito vereador. O projeto que o selecionou para participar do Parlamento Jovem, em 2004, foi apresentado à câmara municipal e se transformou na primeira usina para reciclagem de lixo da cidade. A usina está em fase de conclusão, conforme atesta reportagem do Informativo Municipal de julho de 2008, e os recursos vieram do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Sua plataforma de trabalho na câmara será a integração da juventude ao poder público, garantindo a renovação dos quadros partidários. Especificamente, Rafael centrará seu mandato na criação da Secretaria Municipal de Esportes, que ainda não existe no município, e em creches e maternais para atender a demanda das mães trabalhadoras.

O Estado de São Paulo também elegeu o mais jovem vereador do Brasil, Renam Medeiros, que completa 18 anos em dezembro deste ano, o que também lhe permitirá assumir o cargo na Câmara Municipal de Aspásia para a próxima legislatura.

alesp