ILP abre inscrições para curso Eficiência em Compras Públicas


21/12/2010 15:24

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o curso Eficiência em Obras Públicas: Caminhos para Evitar Desperdícios e Otimizar o Orçamento, que será ministrado durante dois dias no início de fevereiro. As aulas acontecerão no auditório do ILP, em prédio anexo ao Palácio 9 de Julho, nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17 horas.

O instrutor Alexandre Ribeiro Motta tratará, nas 12 horas de curso, de temas como: "As Dificuldades de Financiamento das Políticas Públicas na Atualidade" e "Os Primeiros Passos na Direção do Combate aos Desperdícios".

Dentro de uma proposta de reflexão para se partir para a ação propriamente dita, Motta abordará os conceitos fundamentais de gestão da cadeia de suprimentos aplicados ao setor público; elementos básicos de uma compra eficiente; mecanismos para a ampliação da eficiência das aquisições realizadas no marco da legislação existente; novas ferramentas de compra para o setor público brasileiro; a gestão de contratos como um poderoso instrumento para a redução dos desperdícios; e a importância da formulação de uma política de compras. O instrutor falará ainda a respeito de exemplos práticos da implementação de novas metodologias em compra e gestão de contratos, com uma análise a respeito da Petrobras, do governo do Estado de Minas Gerais e do Ministério do Planejamento.

Os interessados em fazer o curso deverão se inscrever na página do ILP na internet, que pode ser acessada a partir do Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicando depois no tópico Instituto do Legislativo, que se localiza no lado direito da tela. Depois, basta entrar em Agenda de Cursos.

O ILP destaca que, assim como os demais cursos oferecidos pelo Instituto, o curso Eficiência em Compras Públicas é gratuito, mas que, também nos moldes dos outros cursos, a inscrição feita pela internet não garante a matrícula, devido ao limitado número de vagas. Os inscritos deverão, portanto, consultar a lista de matriculados na página do instituto. O ILP lembra ainda que os certificados só serão concedidos aos participantes que possuírem frequência mínima de 75% nas aulas e que os matriculados que não comparecerem ao primeiro dia de aula poderão ser excluídos do curso.

alesp