Monumento a Franco Montoro fica pronto até o final do ano


15/06/2000 12:05

Compartilhar:


O memorial em homenagem aos ideais políticos do ex-governador paulista Franco Montoro, cuja construção foi proposta pela organização não-governamental Associação de Cultura Democrática Paulista, deve estar concluído até o final deste ano, informou o presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, que também comanda a associação. Ele se reuniu na manhã desta quinta-feira, 15/6, com Clóvis Carvalho e Chopin Tavares de Lima, que foram secretários de Estado na gestão de Montoro, para formar um núcleo executivo dentro da ONG que vai definir detalhes e administrar a execução do monumento.

Segundo Macris, os trabalhos da associação estão avançados. "Estamos aguardando para os próximos dias o parecer do Ministério da Cultura ao projeto de captação de recursos com incentivo da Lei Rouanet", disse o presidente da Assembléia. Para ele, é importante destacar que o monumento foi criado "sob a perspectiva do próprio Montoro, que foi um grande adepto da participação e um dos construtores da democracia brasileira". "O monumento consolida 50 anos de vida pública dedicados à democracia", concordou Clóvis Carvalho, que foi ministro da Casa Civil e do Desenvolvimento e também secretário de Planejamento no governo Montoro.

A Associação de Cultura Democrática Paulista foi fundada no dia 24 de abril, com a finalidade de captar recursos com incentivos legais, para construir o monumento a Montoro. Além de Macris, Carvalho e Tavares de Lima, fazem parte da entidade ministros, secretários de Estado, deputados e outros políticos e personalidades que participaram do secretariado de Montoro. O presidente Fernando Henrique Cardoso, que na reunião de fundação da ONG foi representado por Carvalho, solicitou por escrito sua inclusão como membro fundador.

O monumento desenhado pelo escultor português Santos Alves terá uma base de cinco metros de altura, que sustentará uma estátua de dois metros do ex-governador. À volta dessa base, placas de metal com dois metros de altura conterão textos que representam o pensamento de Franco Montoro. Com custos estimados em 300 mil reais, o memorial será instalado nos jardins da Assembléia, próximo ao monumento de Victor Brecheret. Segundo Tavares de Lima, o artista plástico já está trabalhando no esboço das seis placas que circundarão o monumento.

alesp