70 anos da Escola de Sociologia e Política


23/06/2003 21:18

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Os 70 anos da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) foram comemorados pela Assembléia Legislativa com uma sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 23/6.

O presidente da sessão, deputado Simão Pedro (PT), ex-aluno da escola, afirmou: "Essa solene quer retribuir e reconhecer o valor que a Fundação teve em minha formação e na de todos os que passaram e passam por ela", disse. O deputado falou dos desafios que a FESP tem pela frente. Para ele, "enfrentar esses desafios é a própria cultura da escola".

"A Fundação nasceu da necessidade de melhor compreensão da situação política e econômica da época", falou seu atual diretor, Waltércio Zanvettor, ressaltando que desde então "estamos fazendo política na educação e com educação".

A diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESP, Evanda Paulina, chamou a atenção para o pioneirismo da instituição. Segundo ela, "partiu da Escola de Biblioteconomia da FESP a Biblioteconomia brasileira". Ao final da sessão, o coral da Fundação, sob a regência de Bia de Luca, entoou a música Funeral do Lavrador, que Chico Buarque compôs a partir de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; O ABC do Sertão, de Luís Gonzaga, e uma canção indígena. Segundo a regente, as músicas escolhidas estão, de alguma forma, relacionadas às temáticas desenvolvidas em cursos da escola.

alesp