UNIVERSIDADE PÚBLICA PARA O VALE DO PARAÍBA - OPINIÃO

Salvador Khuriyeh*
06/03/2002 15:21

Compartilhar:


Todo e qualquer país que almeje estar entre o seleto rol das nações desenvolvidas e com boa qualidade de vida a ser oferecida à sua população, deve priorizar a educação.

Somente com um povo devidamente alfabetizado uma nação pode ser formada por cidadãos, cientes de seus direitos e deveres diante da sociedade. Tendo como uma de minhas maiores bandeiras a defesa do ensino de qualidade, apresentei um projeto de lei à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que cria a Universidade Estadual do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Essa instituição de ensino superior terá sua sede em Pindamonhangaba e incorporará os campus da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), localizados em São José dos Campos e Guaratinguetá, bem como a Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena).

A região que compreende o Vale do Paraíba é reconhecidamente pólo sócio-econômico-cultural de elevada importância não só do Estado de São Paulo como de todo o país, com características notadamente urbanas, industrializada e homogênea.

A demanda por mão-de-obra qualificada, portanto, é crescente, e a falta de um melhor aproveitamento da massa estudantil, que poderia suprir tal deficiência, só será possível com a implantação de uma universidade pública no Vale do Paraíba.

A implementação dessa universidade permitirá o ingresso de milhares de jovens hoje relegados a escolherem universidades de capital privado, algo nem sempre possível devido ao encarecimento das mensalidades e taxas adjuntas cobradas pelas mesmas. Tendo em vista a carência financeira de grande parte da população, o aluno, mesmo mostrando-se preparado para ingressar numa instituição de ensino superior, vê-se tolhido em seu intento por questões de ordem econômica.

É para corrigir distorções como essa que apresentei o projeto de lei. Para alunos de classes sociais mais favorecidas, é evidente que sua entrada numa faculdade poderá ser mais fácil, já que os mesmos tiveram a oportunidade de freqüentar boas escolas, solidificando sua formação educacional. Essa realidade é bem distante dos jovens das classes menos favorecidas que, mesmo conseguindo acesso à universidade, vêem a quase totalidade de seus recursos serem drenados para o custeio do curso, privando-os de suprirem as demais necessidades de seu cotidiano.

Tenho convicção de que só mudaremos esse país quando oferecermos à população seu direito inalienável à educação de qualidade, algo pelo qual nós, socialistas, sempre lutamos e continuaremos arduamente a defender.

*Salvador Khuriyeh é deputado estadual pelo PSB

alesp